sábado, 10 de março de 2012

A Holandesa

Meus amigos,
Anda circulando pela internet um email sobre declarações de uma suposta holandesa que engrandece o Brasil. Tenho recebido emails com comentários a respeito deste texto, e tambem tenho observado em alguns fóruns de debates, um verdadeiro massacre a quem se opõe as declarações deste texto.
Eu gostaria de afirmar, que sou um verdadeiro apaixonado pelo meu país, caso fosse isto uma mentira, eu não perderia meu tempo em escrever aqui as coisas que ferem a beleza e magnitude desta terra maravilhosa. Nada tenho contra o meu país, ao contrário, amo-o e sofro ao ver ele ser tomado aos poucos por uma cultura de degradação social e política, corrupção, descaso e abandono.
Não sou um brasileiro de vestir a camisa apenas de 4 em 4 anos na copa do mundo de futebol, mas visto-a todos os dias quando saio para o meu trabalho. Revolto-me quando recebo notícias sobre escandalos, sobre jogadas políticas, corrupção em todas as esferas sociais e profissionais, impunidade, enfim tudo aquilo que mancha de negro as nossas cores.
Nos fóruns de discussão, as pessoas pedem que aqueles que como eu saiam do país, pois não o amamos como eles. Mas que amor é este? Conviver calado, aceitando as esmolas oferecidas em troca de obediência e aplausos e votos?  Este é o amor do brasileiro? Ou será que o amor que hoje o brasileiro pratica, é mais um daqueles que já mencionei em post anterior. Um amor vazio, de momento, de puro prazer... Um amor de palavras, sem gestos...
Tenho (por minha profissão) a oportunidade de visitar alguns outros países, e sofro quando sou recebido com desconfiança. Sofro quando sou questionado sobre a futilidade das mulheres brasileiras, sofro quando sou questionado sobre escandalos de corrupção, sofro quando sou questionado sobre o abandono de nossa terra. Procuro sempre mostrar a beleza de nossa geografia, os grandes feitos de nossos brasileiros ilustres, os grandes feitos de nossos anônimos cientistas esquecidos pelo nosso povo e sem apoio algum, os nossos grandes atletas, nossos escritores, enfim tento mostrar que ainda existe beleza por trás do que escondem com as manchas.
Não odeio meu país, mas odeio vê-lo caminhando para um abismo sem fim. E este abismo está engolindo gradativamente o nosso povo que cegos pela conivencia, não percebem e defendem... Muito triste isto.
Os outros grandes países tem problemas? Sim é claro que têm, mas não nos cabe avaliar os problemas de outros continentes, de países que promovem guerras para enriquecer, pois temos a nossa própria guerra diária, onde nos matamos uns aos outros por nada!
A grande inversão de valores é a grande causa de tudo isto que acontece em nosso Brasil. Sabemos as vezes pela imprensa internacional, feitos de brasileiros na ciencia e tecnologia, enquanto aqui os Jornais que circulam se prendem a promover as "popozudas" e "jogadores de futebol". O que esperar de um sistema assim? Um sistema que empurra o grande valor para fora e enaltece o fútil, vide exemplo de nosso Alberto Santos Dumont dentre tantos outros.
Nós filhos desta terra, temos valores positivos sim! Somos reconhecidos por nossa capacidade de criar e vencer adversidades, mas querem e estão conseguindo nos fazer desacreditar nisto. Fazem a cada dia, uma lavagem cerebral através dos meios de informação, para que nos tornemos manipuláveis pois isto é vantajoso para eles. Alguem me indicaria algum programa de tv em canal aberto que promova a cultura, ciencia e bons costumes em horário nobre? Não, é claro que não, pois nos fazem escravos dos Big Brothers da vida, dos programas de fofocas, dos telejornais maquiados, das propagandas políticas onde tudo é belo e lindo. Tenha a curiosidade de perguntar a uns 10 estudantes entre 10 a 15 anos, seus sonhos de profissão e constatarão que 50% querem ser jogadores de futebol e outros 50% querem ser uma "popozudinha de bosta" para ganhar a primeira página dos jornais impressos. É isto o que voce deseja mesmo? Seus planos de futuro vão tão baixo assim? Será que esqueceram dos valores de nosso povo?
Para encerrar, mais uma vez eu afirmo de coração que nada no mundo, nem mesmo os brasileiros, conseguirão acabar com o meu amor ao meu BRASIL!

Obs: indico um site muito interessante que fala sobre os feitos de brasileiros durante os séculos:

http://cienciasvirtual-bio.blogspot.com/2012/03/alguns-dos-grandes-cientistas.html

Relembrando um jargão antigo: Avante Brasil, saia já da ladeira!!!!

Nenhum comentário: