sexta-feira, 2 de março de 2012

Choque de ordem social e cultural

Prezados, hoje vou falar sobre uma cena que vi no metrô RJ, que me fez pensar muito depois.
Um grupo de jovens alunos do colégio São Bento ( Colégio tradicional do RJ), entrou no mesmo vagão em que eu estava. Entraram calmos e de forma ordeira, formaram um grupinho e ali ficaram tranquilos, conversando sobre o dia de aula. Todos devidamente uniformizados, mantendo o padrão do colégio e o comportamento exemplar que mais pareciam jovens adultos educados. Um deles estava com um copo de mate e quando o trem parou em uma estação, ele correu e jogou fora na lixeira o copo vazio e retornou ao trem a tempo. Aquela cena me chamou a atenção, mas...  Na próxima estação, entrou um outro grupo de meninos e meninas, estudantes da rede pública. Isto eu deduzi, pois dois mantinham a tradicional camisa escolar. O restante, já haviam retirado os seus uniformes... Uma algazarra tomou conta do ambiente, pois alguns usavam o celular para tocar alguns "funks" em viva voz. Me senti em um trio elétrico com som de baixa qualidade, sendo obrigado a ouvir o que não gosto. Uma pequena guerra de pipocas foi inciada e quando deixaram o trem na estação de destino, ficou um rastro de lixo e desrespeito, o que é comum por aqui.
Este contraste me chamou a pensar muito...
A inversão e a deturpação de valores... A degradação do respeito e da educação... A inoperância da sociedade em relação a isto.
Os sociológos, estudiosos, educadores e os intelectualebas, conseguiram fazer esta coisa sem controle e sem base alguma. Como não sabem o que fazer para resolver, acham que tudo é válido, que tudo é permitido.
Gente, é muito fácil entender que ser pobre não é ser mau educado, desleixado, grosso e outros predicados do gênero. Conheci e conheço pessoas muito pobres, que são exemplos de educação. Não é necessário ser culto para ser educado, pois confundem educação com cultura, e isto é errado. Não é porque vc não teve um berço de outro, que terá o direito de descarregar a sua mágoa nas pessoas, chamando a atenção de forma negativa. Isto agride... e parece que é feito exatamente para isto, o intuito simples de chamar a atenção e agredir as pessoas.
Com a cena contrastante que eu testemunhei hoje, percebi que nos áureos tempos as pessoas se chocavam quando uma pessoa mau educada ficava em evidencia, mas hoje pela degradação da sociedade, nós nos chocamos quando vemos alguem educado.

Nenhum comentário: